Home / Cabelo / Cronograma Capilar para Cabelos Cacheados
Young woman with eyes closed, smiling, close-up

Cronograma Capilar para Cabelos Cacheados

Cuidar das madeixas não é tarefa das mais fáceis, não é mesmo meninas? E quem tem os fios cacheados sabe que é preciso sempre muita dedicação e carinho para mantê-los em dia, sempre hidratados e com vida.

O cabelo cacheado requer bastante atenção e, com tantos procedimentos a serem feitos e tantos produtos para usar, é normal que às vezes a gente “se perca” em meio a essa verdadeira agenda dos fios.

Para ajudar a todas nós, existe o cronograma capilar para cabelos cacheados, que você pode adaptar de acordo com a sua realidade e com o estado dos seus fios.

O cronograma consiste basicamente em organizar seus tratamentos capilares de maneira a potencializar todos os efeitos. Às vezes você pode ter comprado um creme ótimo, uma máscara perfeita e um hidratante incrível, mas que por algum motivo “não funcionou” nos seus fios. Isso acontece por causa da ordem e da frequência com que você decidiu utilizar os produtos.

Montar uma tabela é primordial para você não esquecer de nenhum procedimento. Os três principais são hidratação, nutrição e reconstrução.

Cronograma Oficial

Para o primeiro mês, o ideal é utilizar o “cronograma oficial”. Os cabelos cacheados tem uma tendência natural a ficarem mais ressecados, então nos primeiros trinta dias, o tratamento deve ser “intensivo” e seguindo a ordem:

cronograma

Para as suas necessidades e de acordo com o tipo de seus fios, é importante fazer adaptações a partir do segundo mês. Cabelos oleosos precisam de menos etapas de hidratação: ela pode ser quinzenal, por exemplo. Mas você nunca deve ignorar essa parte. Mesmo os fios oleosos precisam de hidratação.

Depois você pode seguir uma dessas tabelas de acordo com o estado que o seu cabelo vai estar. É claro que depois de fazer o cronograma oficial seu cabelo não vai precisar da primeira tabela. As tabelas abaixo também valem para quem tem madeixas lisas.

7b9a807e5015e8d053c132f628c7949b

 

Entenda cada fase

A Hidratação serve para dar brilho e movimento aos fios, porque repõe toda a umidade necessária para a saúde do seu cabelo. É uma etapa que não pode ser ignorada nunca, porque é superimportante para manter o cabelo bonito.

Cabelos danificados pelo sol e ressecados pela ação do vento e da poluição precisam de hidratação com mais frequência, principalmente utilizando produtos com extratos naturais como algas, plantas e ureia. Produtos com glicerina e pantenol também são indicados.

 

A Nutrição diminui o volume do cabelo, proporciona mais balanço e trata as pontas ressecadas e sem vida. É especialmente indicada para cabelos muito volumosos e danificados.

Os produtos indicados são os que contêm óleos naturais: manteiga de karité, abacate, argan; além de cera de abelha e carnaúba. Vale lembrar que o ideal é não exagerar na quantidade de produto aplicado para não deixar os fios com aspecto pesado. No canal tem nutrição com café que também ajuda no crescimento do cabelo.

 

A terceira fase do cronograma capilar é a Reconstrução: responsável por repor os elementos da fibra capilar e reconstruir a estrutura do cabelo. Essa é a principal fase para quem faz tratamentos químicos nos cabelos ou quem está com os fios danificados e quebradiços.

Os produtos mais usados nessa fase são os que contêm colágeno, queratina, lisina, proteína do trigo e arginina em sua composição. Sempre verifique a embalagem do produto para verificar se ele possui pelo menos duas dessas substâncias, principalmente colágeno, essencial na fase de reconstrução dos fios.

 

Os resultados de um cabelo bem cuidado são perceptíveis e fazem toda a diferença, por isso é tão importante utilizar o cronograma capilar para não deixar nenhum tratamento de fora e manter os fios sempre lindos!

Se você já adota um cronograma capilar para seu cabelo, lembre-se de compartilhar com a gente nos comentários!
Beijus

Sobre Bruna Batista

Meu nome é Bruna, Criei o blog para compartilhar meus conhecimentos sobre maquiagem e cabelo. Esse é meu trabalho do coração, meu pupilo, faço com carinho e espero ajudar e também espero aprender muito com as minhas leitoras. Grande beijo!!!

Olha isso!

Como eu finalizo meu cabelo cacheado.

Oi meus amores! Tudo bem? Há uns meses eu estava desesperada porque meu cabelo não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *