Home / Maquiagem / Como escolher seus pincéis de maquiagem

Como escolher seus pincéis de maquiagem

Hello minhas brunettes mais lindas desse mundo!

Existem tantos produtos, acessórios e técnicas para fazer maquiagem que a gente acaba ficando confusa e nem sabemos por onde começar.
Resolvi começar uma série de artigos para te ajudar a entender com mais facilidade sobre como escolher seus produtos e acessórios.

Para começar vamos falar de pinceis!

Hoje existe uma variedade incrível de aplicadores: escovas, esponjas, escovinhas e vários pincéis.
Os pinceis dão ótimo resultado, alcançam lugares que você teria dificuldade se aplicasse com os dedos (principalmente para quem tem unhas longas) e também faz menos sujeira, pois com os dedos sujos você pode borrar algum lugarzinho e ter que refazer, o que te daria mais trabalho!

Antes de começar gostaria de compartilhar um pensamento que só descobri com alguns anos de experiência: Não tem certo ou errado na maquiagem, tudo é uma questão de prática, assim, você vai descobrir suas preferências.

Comprando seus pincéis de maquiagem.

  • Veja se as cerdas dos pinceis são espinhosos ou macios.
  • Se o corte das cerdas são regulares.
  • Confira se as cerdas estão soltando, feche a mão com as cerdas dentro, dê uma leve puxadinha e veja se sai.
  • Cabos coloridos podem futuramente perder a cor, então, prefira os de cabos pretos e brancos.

Tipos de cerdas: Naturais ou sintéticas?

Naturais

As cerdas naturais são feitas de pelo de animais como texugo, cabra e pônei.
São macias e maleáveis perfeitas para esfumar e depositar produto em pó no olho e na pele do rosto também.

Elas absorvem mais os produtos líquidos, tem cerdas irregulares até um pouco arrepiados. Elas secam mais rápido, sugiro que coloque uma rede de rosa.
Tenha pelo menos um pincel para esfumar e um para aplicar para o olho.

Sintéticas

Hoje os pincéis de cerdas sintéticas durinhas e firmes, como o língua de gato, por exemplo. São feitas de nylon e taklon.

Dão um acabamento ótimo no rosto, são ótimas para aplicar produtos molhados, cremosos, liquidos, cola, glitter, pois não sugam.

Suas cerdas são lisas e regulares, sua secagem após lavar é lenta. Se você tiver alergia prefira os de cerdas sintéticas do que os naturais!

Agora vamos para os modelos de pinceis!

Esponjas de silicone

Confesso que não é das mais usadas, mas quando surgiu virou uma febre.
Eu particularmente gostei, não suga nenhum produto é fácil de limpar, achei ok o acabamento que ela deixa. Muita gente vai falar mal, mas se você está começando não sugiro compra la.

Esponjas

Esponjas tipo bolacha são um quebra galho para emergências, hoje elas são pouco usadas, mas vem com os produtos mesmo para dar uma ajuda. Até porque cada vez que você usa las o ideal é lavar antes de usar novamente.

Mas os outros modelos são muito legais, não são muito caras e você pode trabalhar com produtos em pó, cremosos e líquidos. Lembrando que você tem que tomar cuidados, pois elas pegam bastante produto.

 

Esponjas tipo “Beauty Blender”

Essa esponja dá um acabamento maravilhoso mas quando você for comprar tem que perguntar se ao molhar elas expandem, crescem.
É por isso que elas dão um acabamento incrível, ao expandir ela fica mais fofinha e na minha opinião não sugam tanto quanto as esponjas tradicionais.
Sem contar que você pode usar cada cantinho dela um produto diferente, uma base de um lado e um pó do outro que vai ter um ótimo resultado!

 

Assista o vídeo “Como Lavar Pincéis de Maquiagem”

Leia mais sobre “Como escolher a sua base” aqui.

 

Língua de gato

Existe com corte reto, oval, vários tamanhos e geralmente sintéticos, confesso que amo esse pincel! Ele é achatadinho lembrando uma linguinha mesmo.  Esse pincel é para quando você quer mais cobertura!

Ele deixa um pouquinho marcado sim, mas quando o uso logo em seguida dou umas batidinhas com uma esponja “Pizza”, se você não quiser usar a esponjas pode dar batidinhas com as pontas dos dedos ou aplica lo fazendo um “x” que não fica tão marcado.

Duo Fiber

Esse pincel é feito de cerdas sintéticas e naturais, ele dá um acabamento maravilhoso.
Já vi profissionais dizendo que ele é só para polir a pele, outros para a aplicação somente do primer e ainda outros que usam para aplicar vários tipos de produtos, blush, iluminador, base…
Enfim, tem que testar para saber como você vai querer usa lo, mas se ficar bom, tá ótimo! rsrs

Kabuki

O Kabuki é um pincel mais denso, perfeito para fazer aplicação de base e corretivo na pele.
Existe para pó, base, blush e com cortes arredondados e retos a diferença é que ele é denso!

Escovinhas

Ahhhh, as escovinhas! Confesso que eu comprei e nem usei! Tem que ter um jeito para aplicar porque ela suga muito produto.

Elas tem as cerdas bem densas, vários tamanhos e formatos (oval, redondo e cumpridinho).
Como eu não usei, nãos posso falar por mim, mas ouvi dizer que ela dá um acabamento ótimo.
Só não pode colocar produto direto nele porque ele suga tuuudo! E Eu não sugiro compra la se você estiver começando.

 

Assista o vídeo “Como Lavar Pincéis de Maquiagem”

Pincel para delinear

O pincel de delinear você tem que testar o formato que mais te agrada, eles geralmente são de cerdas sintéticas. Pra obter um delineado “perfeito” não tem jeito, tem que praticar.

Há algumas dicas na hora da aplicação mas nada melhor do estar habituada a parar, respirar e fazer o delineado com calma e sem pressa.

Pincel para aplicar sombra

O pincel de aplicar sombra seca tem que ser de cerdas naturais porque reage melhor e não suga muito produto, já o de cerdas sintéticas reage melhor com produtos cremosos e liquido.

Tem vários tamanhos e formatos, mas nada melhor do que um de tamanho mediozinho igual ao primeiro pincel da imagem acima.

 

Pincel para esfumar

Esse pincel hoje é considerado essencial no seu kit de maquiagem, principalmente se for iniciante. Ele espalha a sombra com mais facilidade no olho deixando o minimo de marcação, pois também dependemos da pressão que vai ser colocado na hora de aplicar.

Quanto mais pressão mais marcado, quanto menos pressão mais suave vai ficar a sombra no olho. Você também pode usar o maior para aplicar iluminador.

 

Bru opina!

Vou dar a MINHA sugestão para quem quer montar seu kit de pincéis de maquiagem, está começando e não quer gastar muito!

  • Pincel de base(língua de gato, Kabuki com o corte reto, Duo Fiber OU esponjinha);
  • Pincel de pó (Kabuki grande com as cerdas arredondadas);
  • Pincel de Blush (Kabuki médio ou com corte na diagonal – cerdas arredondadas);
  • Pincel para aplicar sombra;
  • Pincel para esfumar sombra tamanho médio;
  • Pincel chanfrado para a sobrancelha;
  • Pincel para esfumar lápis de olho e
  • + uma esponja.

Como escolher?

Lembre do que reage bem com produtos líquidos (cerdas sintéticas) e em pó (cerdas naturais) e escolha o tamanho que te agrada mais, áreas grandes prefira pinceis médios e áreas pequenas pinceis pequenos.
Tem vários produtos que dá para aplicar com a mão como o primer, uma sombra cremosa, corretivo, então, acredito que de início quem está começando não precisa.

 

É isso! Coloca nos comentários se você gostou desse artigo, se deu uma clareada e se decidiu quais você vai querer compra para montar ser kit de pincéis de maquiagem.
Se faltou alguma coisa me fala porque eu vou ter o maior prazer em pesquisar e deixar esse artigo ainda mais completo pra ajudar a pessoinhas que estão começando nesse mundão da maquiagem!

Beijo e até a próxima!

Conheça meu curso de auto maquiagem!

Sobre Bruna Batista

Meu nome é Bruna, Criei o blog para compartilhar meus conhecimentos sobre maquiagem e cabelo. Esse é meu trabalho do coração, meu pupilo, faço com carinho e espero ajudar e também espero aprender muito com as minhas leitoras. Grande beijo!!!

Olha isso!

Maquiagem Cut Luz

OI pessoas lindas! Tudo bem com vocês? É tão gostoso se maquiar, parece que a …

2 Comentários

  1. Ola gostei desse artigo esse tipo me ajudou muito, e vou ver outros artigos.obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *