Home / Cabelo / CRESCIMENTO CAPILAR

CRESCIMENTO CAPILAR

 

Oi meninas!

No post de hoje vamos tratar de crescimento capilar, que é um assunto delicado e confuso para a maioria das mulheres, e já que para muitas de nós o cabelo parece não crescer como gostaríamos ou às vezes achamos que demora demais, vamos entender o que acontece e como podemos cuidar das madeixas para que elas cresçam mais ou quebrem menos.

 

tumblr_lvhd5os57I1r0yc9vo1_500_large1

 

 

COMO FUNCIONA O CRESCIMENTO DO SEU CABELO

Naturalmente o cabelo cresce aproximadamente um milímetro por dia. É quase imperceptível mesmo, e você só nota se passar um longo período sem cortar as madeixas. Em um ano ele pode ficar 12 centímetros maior. O problema é que as vezes o crescimento não é notado por uma série de fatores.A principal delas é que cada pessoa tem seu próprio ritmo, metabolismo e hábitos. Por exemplo, a ingestão de poucas vitaminas e má alimentação interferem e muito no crescimento dos cabelos.

Além disso, se os fios tiverem passado por processos químicos ou outros tratamentos como luzes, qualquer tipo de coloração ou alguma química que mude muito a estrutura do seu cabelo como, progressiva, relaxamento, permanente e até alongamentos, podem deixar os fios muito enfraquecidos causando quebra, pontas duplas e se não tivermos os cuidados adequados podem cair com frequência, o que faz com que não cresçam como você gostaria.

A fase da gravidez é maravilhosa! O cabelo cresce bastante por conta de tanto hormônio, mas a amamentação é horrível para muitas mamães, pois o cabelo cai muito, em alguns casos ficam finos e fracos mesmo tomando as vitaminas em dia.

Cada fio de cabelo é formado por uma espécie de tubo: o “folículo piloso”. Lá dentro há um grupo de células (a raiz) que faz com que o cabelo seja renovado e “empurrado” para cima.

estrutura-cabelo

 

Agora vamos as DICAS PARA AJUDAR NO CRESCIMENTO CAPILAR

Existem algumas dicas seguras de como auxiliar no crescimento dos cabelos, independente do tipo dos seus fios. Não adianta ir atrás de “fórmula mágica”, porque nem tudo funciona e alguns produtos podem até danificar os seus fios, portanto CUIDADO com técnicas que prometem crescimento rápido em pouco tempo!

 

1. A primeira dica e a mais importante é cuidar da sua saúde. Como o crescimento capilar está diretamente ligado ao que você ingere, cuide de sua alimentação (ingira muitas proteínas como ovos, brócolis e também portadores de vitamina c como laranja e limão), mantenha-se hidratada (de seis a oito copos de água por dia) e cuide bem de você mesma. Algumas doenças podem enfraquecer a raiz dos cabelos, o que causa queda e consequentemente menor crescimento.

Vitamina C

 

 

2. Para quem deseja ver os fios crescerem rapidinho em alguns meses, mas com segurança, pode tentar o cronograma capilar de crescimento dos fios. Para isso, utilize shampoo que estimula o crescimento e também vitaminas capilares, além de tônicos específicos para isso. Lembre-se sempre de conversar com seu cabeleireiro para descobrir qual o melhor produto para seus fios. Mesmo que o valor seja um pouco mais alto, é primordial comprar bons produtos para garantir a saúde dos fios e não o inverso!7b9a807e5015e8d053c132f628c79449b

 

 

3. Hidratações caseiras ajudam sim: invista principalmente na máscara de banana com mel, porque tem uma alta concentração de vitamina E. Amasse uma banana e adicione uma colher de sopa de mel. Aplique desde a raiz e deixe agir nos fios por dez minutos

hidratação-banana-e-mel-para-cabelos-1

 

 

4. Antes de qualquer lavagem, massageie o couro cabeludo por alguns minutos,  existe alguns pontos na cabeça que estimulam o crescimento. Aproveite esse momento para respirar tranquilamente e meditar um pouquinho (afastar o estresse também ajuda no crescimento dos fios novos!). Faça isso todos os dias, antes do banho por exemplo. A massagem no couro cabeludo é um ótimo estimulante para o crescimento capilar..

massageandocouro

 

 

5. Sempre que possível, diminua as agressões diárias aos fios. Use menos o secador, por exemplo, evite escova e chapinha. Deixe seus fios livres, vale lembrar que quanto mais você amarra mais o cabelo quebra. Sabe aquele coque que você amarra com o próprio cabelo? Então, isso ajuda a ressecar e quebra muuuuito as pontas, daí tudo que cresceu você perde nas pontas!

E depois você acha que o cabelo não cresce?! Cuidar das pontas é essencial, se você esta com o cabelo muito quebrado o ideal é cortar e cuidar bem das pontas, massageando bastante essa área na hora da hidratação, de passar o leave-in ou creme de pentear e reparador de pontas (esse é muito importante usar quando o cabelo está seco e se precisar passe varias vezes no dia).

O ideal é prender o cabelo seco para que não ocorra o aparecimento de caspas ou algum outro problema dermatológico por conta da umidade.

Utilize bons produtos como, por exemplo, o leave-in que protege seu cabelo durante o dia, mesmo que seu cabelo seja liso ou encaracolado e sempre invista em produtos que tratam a necessidade dos seus fios, como shampoos e condicionadores especiais para quem tinge ou faz tratamentos químicos ou se seu cabelo está quebradiço ou com muito frizz (ressecamento).

pontas-duplas-11

 

 

6. Também vale ir ao médico por dois motivos, 1: saber se falta alguma vitamina no seu corpo que não está deixando seu cabelo crescer como era pra ser, 2: Ver se ele pode te receitar algum remédio para o crescimento.
dermatologista-medico-queda-de-cabelo

 

 

7. Como dica final gostaria de te lembrar de sempre ler os rótulos e embalagens de produtos capilares e evitar ao máximo os que não foram fabricados para o seu tipo específico de cabelo. Quando começamos a cuidar do nosso cabelo com os produtos ideais, os resultados são excelentes!

shutterstock_99501323-676x450

 

 

Deixe seu comentário compartilhando com a gente sobre alguma outra dica ou situação que você passou e superou sobre o crescimento do seu cabelo!

 

 

Sobre Bruna Batista

Meu nome é Bruna, Criei o blog para compartilhar meus conhecimentos sobre maquiagem e cabelo. Esse é meu trabalho do coração, meu pupilo, faço com carinho e espero ajudar e também espero aprender muito com as minhas leitoras. Grande beijo!!!

Olha isso!

Como eu finalizo meu cabelo cacheado.

Oi meus amores! Tudo bem? Há uns meses eu estava desesperada porque meu cabelo não …

Um comentário

  1. Muito bom parabens pelo artigo que Deus Abencoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *