Home / Cabelo / Colorimetria Capilar

Colorimetria Capilar

Oi meu amores! Tudo bem?

Você já ouviu falar no termo colorimetria capilar? Colorimetria capilar é o estudo das cores naturais dos cabelos e também das modificações que podem ser feitas nos fios, com o uso de produtos cosméticos.

O termo é usado principalmente por profissionais da área e alguns, inclusive, dedicam sua vida a esse trabalho e estudo detalhado. No entanto, todas nós que gostamos do assunto e estamos sempre ligadinhas em coisas relacionadas a cabelo, podemos ao menos ter uma ideia do que se trata. Principalmente se você gosta de trocar a cor dos seus fios com frequência.

Cabelo-colorido

 

Informações básicas

Como eu disse anteriormente, é importante ter uma ideia da colorimetria quando você tinge os cabelos, para entender melhor as marcas que estão no mercado e saber direitinho o que comprar e quando comprar.

Principalmente quando você simplesmente acerta naquela cor maravilhosa, não é mesmo? Para garantir que o tom vai ser sempre o mesmo e não errar nada, a colorimetria vai te ajudar muito.

A classificação de cores dos cabelos tem uma tabela básica que vai da cor mais escura para a mais clara. Essas cores que tem números de 1 a 12 e depois do ponto tem o zero, significa que elas não têm misturas de outras cores, só tons diferentes, por exemplo, castanho claro e castanho médio, um só é mais claro ou escuro do que o outro. Não é dourado, acinzentado, é só castanho.

Segue a tabela das cores base, lembrando que o 1 é o mais escuro e o 12 mais claro:

2016-06-30 14_43_47-colorimetria capilar - Pesquisa Google

 

 

Novamente: O zero na cor significa que ela está pura, sem nenhuma mistura ou nuance (porcentagem pequena de outra cor). Se existe um número depois do ponto, provavelmente é porque existe uma modificação na cor de base. Os números das nuances são:

colorimetria2

 

*Entenda agora como lemos as cores bases com nuances, exemplo: 6.3 = Louro escuro dourado.
** Geralmente vem na caixa algumas cores de cabelo e como ficaria depois de passar essa determinada coloração, isso te ajuda a ter noção, até porque o resultado num loura é diferente do em um castanho.

É claro que algumas marcas mudam o nome mas para ter certeza da cor que você foi procurando é só dar uma olhada na numeração e consultar a tabela, lembrando que a numeração não muda pra nenhuma marca, é igual para todas.

 

Água Oxigenada e Tonalizante

A água oxigenada é usada para revelar a cor e está presente naturalmente na maioria das colorações. No caso da água oxigenada, ela é medida por volumes.

 

10 volumes (3%): tom-sobre-tom, é mais usado para matizar e/ou realçar a cor final.
20 volumes (6%): Abre (clareia) de 1 a 2 tons, perfeito para quem tem fios brancos, ajuda a fixar melhor a cor.
30 volumes (9%): Abre de 2 a 3 tons.
40 volumes (12%): Abre de 3 a 4 tons.

 

Conclusão: quanto maior o volume, maior o poder de descoloração da pigmentação do fio. Mas se você quiser abrir mais de 4 tons existe super-clareadores. A melhor forma de clarear bastante é  fazer em mais de uma sessão e intercalar com hidratações, se você não quiser ficar com o cabelo super borrachudo ou careca!

Quando você compra a água oxigenada essa informação vem no rótulo, bem explicadinho. Se estiver escrito “estabilizada” é porque é utilizada para colorir os cabelos e a “loção reveladora” ajuda a mostrar ainda mais a cor.

Já o tonalizante funciona como uma cobertura leve de cor para os fios. Geralmente fabricado sem amônia, é uma maneira segura de realçar o tom do seu cabelo e o melhor de tudo: não é permanente como o uso da tintura. Ou seja: ele sai naturalmente após algumas lavadas!

Ideal para quem faz processos químicos que não são compatíveis, como alguns relaxamentos. Os tonalizantes agridem bem menos os fios.

Depois de tudo isso, tem um fator importantíssimo que é o que vai te ajudar a definir qual a cor vai passar nos fios. Fazer contas! Isso mesmo! O profissional tem que identificar a cor do seu cabelo batendo com as da tabela e fazer as contas para descobrir qual cor aplicar para chegar ao resultado desejado. Ufa!

Você deve estar achando que é muito difícil! E é mesmo! Precisamos decorar NOVE tabelas para mandar bem no trabalho com coloração. Então, se bater alguma duvida procure um profissional da área.

 

 

Colorimetria é arte! Deixe seu comentário compartilhando com a gente algo sobre o tema.

Beijuuu

Sobre Bruna Batista

Meu nome é Bruna, Criei o blog para compartilhar meus conhecimentos sobre maquiagem e cabelo. Esse é meu trabalho do coração, meu pupilo, faço com carinho e espero ajudar e também espero aprender muito com as minhas leitoras. Grande beijo!!!

Olha isso!

Como eu finalizo meu cabelo cacheado.

Oi meus amores! Tudo bem? Há uns meses eu estava desesperada porque meu cabelo não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *