Home / Cabelo / Tipos de Cabelos Cacheados

Tipos de Cabelos Cacheados

Oi cacheada linda! Tudo bem?

Sabia que cabelo cacheado não é tudo igual? Se você ainda não sabe identificar o seu, nesse post você vai conseguir entender melhor cada tipo. Vale lembrar que as categorias servem apenas para classificar melhor seus fios, ficando mais fácil comprar produtos específicos, utilizar tratamentos adequados de acordo com as necessidades e características de cada um.

Entenda as categorias

Basicamente, são três categorias numeradas: 2, 3 e 4. Além disso, existem subcategorias para definir cada tipo porque mesmo estando em uma mesma categoria, os fios tem características variantes. Para esses subtipos, usamos letras: a, b e c. Agora vamos dar uma olhadinha em cada um deles:


O tipo 2 é o conhecido “ondulado”, e é conhecido por nascer e crescer em “S”.

Tipo 2a: fica muito próximo do liso, tanto que algumas pessoas até confundem, acham que basicamente os fios são lisos. Bons profissionais da área conseguem perceber essas ondulações leves.
Tipo 2b: menos próximo do liso, aqui as ondulações são mais perceptíveis. A raiz é lisa, mas você consegue notar as ondinhas, mesmo que espaçadas.
Tipo 2c: no tipo 2c ficam categorizados os fios mais grossos e com volume. As ondas são bem mais marcadas e definidas.


O tipo 3 é o cacheado mesmo! Cachinhos definidos e fios que precisam de hidratação por causa da tendência ao ressecamento.
Tipo 3a: cachos bem grandes e espaçados, e lembram muito o formato de espiral. Geralmente são cabelos volumosos (e muito lindos!). Se esse for seu tipo de cabelo, abuse de produtos definidores de cachos para deixá-los ainda mais destacados.
Tipo 3b: nesse tipo de cabelo temos a raiz ondulada e os cachos mais fechadinhos, com pouco espaçamento. São bem definidos e geralmente volumosos.
Tipo 3c: Esse tipo de cabelo cacheado é bem mais espesso e as espirais são menores. Sabendo direitinho que esse é seu tipo de cabelo, tome cuidado na hora de escolher o corte ideal para que o volume dos fios fique bonito.


Os cabelos do tipo 4 são crespos e mais frágeis. É super importante utilizar produtos que garantam hidratação, maciez e brilho.

Tipo 4a: esse tipo de cabelo define o crespo bem enroladinho desde a raiz. Os cachos aqui são bem pequenos e com pouquíssimo espaçamento entre eles.
Tipo 4b: esses são os crespos que ganham volume com facilidade. Para controlar, escolha o corte que dê o formato que permita o volume exato que você deseja. Os fios são bem enroladinhos e frágeis, portanto capriche na hidratação e no creme de pentear.
Tipo 4c: esse tipo de cabelo fica bem juntinho e o crescimento é quase imperceptível. Os cachinhos tem o formato de zig-zag são mais estreitos que os do tipo 4b e mais volumosos também. Abuse do poder desse tipo de crespo utilizando o pente garfo e para diminuir o ressecamento, capriche na escolha dos produtos. Quanto menos agressivo, melhor.

 

Uma boa técnica para não agredir os fios são os produtos “low poo”, por exemplo. Que você pode conferir nesse post “O que é No Poo e Low Poo”
E você? Qual seu tipo de cacheado e como você faz pra cuidar dele? Conta para gente nos comentários!
Beijuuuuu

Sobre Bruna Batista

Meu nome é Bruna, Criei o blog para compartilhar meus conhecimentos sobre maquiagem e cabelo. Esse é meu trabalho do coração, meu pupilo, faço com carinho e espero ajudar e também espero aprender muito com as minhas leitoras. Grande beijo!!!

Olha isso!

Como eu finalizo meu cabelo cacheado.

Oi meus amores! Tudo bem? Há uns meses eu estava desesperada porque meu cabelo não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *