Home / Maquiagem / Aprenda como afinar o rosto com maquiagem (contorno e iluminação)

Aprenda como afinar o rosto com maquiagem (contorno e iluminação)

maquiagem-contorno-kim-kardashian

 

Oi meus amores, tudo bem com vocês?

Já ouviu falar em contorno facial? Aquele que dá para afinar o rosto? Então, neste post vou te ajudar a entender e mostrar qual é o melhor contorno para o seu formato de rosto.

Depois de conquistar ainda mais adeptas pelo mundo, graças à grande divulgação de Kim Kardashian em seu instagram, a técnica de Contouring MakeUp e Highlighting (Contorno Facial) se firmou de vez como um dos principais truques para “esculpir”, refinar e/ou revelar determinadas áreas do rosto: tudo o que você escurecer parecerá menor (ou mais profundo, mais para trás) e tudo o que você quiser destacar com maquiagem terá que usar os tons mais clara, parecendo maior (mais para frente).

Para saber direitinho como fazer, a primeira coisa que eu recomendo é que você tire uma foto de seu próprio rosto, para descobrir o que você gostaria de “afinar” ou “destacar” e em qual intensidade. Dessa forma você também terá uma noção mais clara do formato do seu rosto, o que é essencial para produzir o efeito ideal para você.

Também é importante lembrar que o processo do contorno é um pouco demorado, então não é necessariamente uma técnica para o dia a dia se não tiver prática, mas com treinamento dá pra implementar na sua rotina, eu por exemplo, não consigo mais ficar sem! Rsrs. Vale a pena investir em uma ocasião especial ou quando você realmente quiser uma produção mais caprichada, porque o resultado final fica deslumbrante!

 

TIPOS DE ROSTO

Antes de iniciar o processo de maquiagem, é importante entender que para cada tipo de rosto haverá uma sequência a ser seguida na hora de fazer o contorno. Outra coisa legal é ter sua própria paleta de contorno, com as bases, corretivos ou pós faciais  com no minimo 2 a 3 tons mais claros E mais escuros do que a sua pele. Tem várias no mercado hoje em dia, vale a pena pesquisar, tanto na internet quanto em lojas de cosméticos.

Bom, paleta em mãos, vamos lá:

  1. Nas áreas a iluminar, escolha uma base que seja no máximo dois tons mais claros que sua pele. Espalhe nos pontos que deseja com a ajuda do pincel: primeiro rique onde deseja, abaixo dos olhos e próximo do nariz, formando triângulos. Depois passe sobre o nariz e leve até a testa. Leve também para o queixo e no “v” da boca e depois espalhe até ficar bem esfumado, sem marca alguma.correções com iluminação
  2. Para o contorno em si, escolha agora uma base de 2 a 3 tons mais escuros que sua pele. Com a ajuda do pincel novamente, circule todo o rosto, nas laterais do nariz e abaixo do ossinho das maçãs. Agora você terá em sua pele dois tons: a parte clara (que iluminará e aumentará) e a parte mais escura (que dará sombra e emagrecerá os locais que deseja).

    2110186878

     

    Agora vamos ver qual o tipo de contorna ideal para cada formato de rosto:

– Para rostos redondos: leve o contorno escuro até o meio das bochechas, abaixo do ossinho e desça até a mandíbula, para afinar e alongar, tirando o “foco” das laterais que deixam o rosto arredondado, também passe nas têmporas. Ilumine embaixo dos olhos, no meio do nariz e do queixo. Afinar o nariz é opcional, se não quiser esconder nada você pode só iluminar em cima ou contornar com o produto mais escuro (base, corretivo ou pó) respeitando o contorno natural do nariz.

CONTORNOSROSTOSMMTt

– Para rostos quadrados: leve o contorno escuro abaixo do ossinho das bochechas (opcional), depois capriche na quina da mandíbula. Na parte de cima, utilize o contorno do lado direito e esquerdo.

CONTORNOSROSTOSMMTr

– Se o seu rosto for longo utilize o contorno principalmente na base do cabelo, no topo da testa e também na linha do queixo.

CONTORNOSROSTOSMMTo

Rosto oval precisa de sombreamento embaixo da maçã do rosto (faça um biquinho e aplique a base escura nas bochechas nessa hora). Depois é só iluminar a parte central: testa, nariz e queixo.

CONTORNOSROSTOSMMTop

– Para o rosto com formato de “coração” (ou triangulo invertido), escureça as laterais da testa próximo à raiz do cabelo e as maçãs do rosto, faça um triângulo abaixo das maçãs. Ilumine o centro e também logo abaixo dos olhos, para destacar essa parte.

CONTORNOSROSTOSMMTopl

 

Outros formatos de rostos e o melhor contorno pra eles:

CONTORNOSROSTOSMMkmTopl

Lembre-se: abaixo dos olhos o ideal é fazer um triângulo e puxar um pouco até as têmporas. Se desejar optar por base ou corretivo, você pode passar o blush (cremoso ou liquido) ou corretivo da cor que quiser como blush antes de selar com o pó compacto ou translucido e se precisar reforce com mais blush depois, mas tem que ser em pó.

Veja também o antes e depois de algumas mulheres:

 

7cd63174c586b485d27a33cb878fb457    contorno-iluminador-maquiagem
O contorno é uma técnica maravilhosa e conforme você vai praticando e aprendendo, mais natural e bonito fica! Você pode usar no dia-a-dia também quando tiver mais prática.

Não se esqueça de contar pra gente nos comentários como você faz e que paleta costuma usar 😉

 

 

Sobre Bruna Batista

Meu nome é Bruna, Criei o blog para compartilhar meus conhecimentos sobre maquiagem e cabelo. Esse é meu trabalho do coração, meu pupilo, faço com carinho e espero ajudar e também espero aprender muito com as minhas leitoras. Grande beijo!!!

Olha isso!

Maquiagem Cut Luz

OI pessoas lindas! Tudo bem com vocês? É tão gostoso se maquiar, parece que a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *