Vamos falar sobre lavagem e limpeza dos fios? Mas não do jeito convencional, com muita água, espuma, shampoo e condicionador na hora do banho. Vamos dar uma olhadinha nas técnicas de No poo e Low poo.
Os nomes parecem bem esquisitos, mas é possível que você já tenha ouvido falar de no poo e low poo, e ainda não entenda necessariamente do que se trata. Nesse post eu vou explicar direitinho como funciona.
Primeiro você tem que ter em mente que muita espuma não é significado de boa limpeza dos fios. Assim como perfume em excesso. Determinados produtos contem substâncias que limpam “até demais” os fios, prejudicando a saúde do cabelo. E a maioria dos produtos contem em sua fórmula “dois vilões”: os sulfatos e os petrolatos.
Entendendo melhor
Bom, agora vamos entender o porquê do nome. Tanto “no poo” quanto “low poo” são expressões em língua inglesa, devidamente patenteadas pela marca de produtos de beleza Deva. Ou seja: todo mundo pode até usar as expressões para se referir ao processo, e outros fabricantes podem até utilizar a ideia, mas a criação inicial de produtos no ramo é da Deva.
A técnica Low Poo se popularizou no mundo todo porque priorizam o uso de produtos para limpar os cabelos que contenham uma fórmula mais leve, que não agrida os fios. A ideia vem de “menos shampoo, pouco shampoo”. Low: baixo, pouco.
Já quando falamos de No Poo (sem shampoo), estamos falando da exclusão do uso de shampoos e outras substâncias nocivas aos fios, que os agridem por causa de seus agentes limpantes.
Mas calma, os cabelos continuarão a ficar limpos sim! Vou te explicar como:
Low Poo
Para começar com a rotina de lavagem e limpeza Low Poo, verifique na lista abaixo quais sãos os shampoos que você pode utilizar e que não agridem os fios.
A partir de agora, você vai começar a ler e observar rótulos de produtos, muito mais do que apenas observar se ele é indicado para seu tipo de cabelo. Basicamente, os produtos que você vai evitar a partir de agora são os que contem:
Existe um período de adaptação e rotina para que você consiga se acostumar com a nova rotina e acostumar os fios. Isso é normal, não se preocupe. Conforme o tempo passa, mais produtos vão sendo lançados no mercado e mais você vai conseguir diferenciar os que podem e não podem ser usados.
A seguir, dou exemplos e dicas de shampoos indicados para o processo de low poo e que estão “liberados” para o uso:
Deva Curl – Low Poo
Less Poo – Shampoo Suave Yamá
Shampoo Phytoervas – Coco e Algodão
Low Poo – Meus cachos – Novex
Shampoo Eh! – Curvas a mais
No Poo
Já no No Poo não há o uso de shampoos para fazer a limpeza dos fios. Nem mesmo os que são considerados mais leves e que não agridem muito os fios. Não se utiliza nenhum tipo de máscara ou leave-in que contenham silicones insolúveis em água.
A lavagem é conhecida como Lavagem Co-Wash e é totalmente feita com condicionadores que não contenham silicone em sua fórmula. Portanto, não é possível fazer esse tipo de lavagem com qualquer condicionador porque nem todos tem a fórmula adequada.
Essa lavagem super simples e rápida não necessita de shampoo, deixa o cabelo super cheiroso e, de quebra, não agride os fios.
Algumas dicas de produtos que você pode utilizar sem medo:
Yamasterol – Creme Multifuncional
Farmaervas Condicionador
Phytoervas Condicionador
Condicionador Curly Wurly Lola
Adotado o No Poo você passa a excluir o shampoo e a lavagem tradicional de sua rotina de cuidados capilares.
O cabelo continua limpo porque esses condicionadores possuem em sua fórmula ingredientes emolientes que limpam efetivamente o cabelo. A grande vantagem é que você para de agredir os fios com componentes químicos presentes no shampoo e que não fazem bem aos fios!
Gostou do post? Então compartilha com as amigas e conta pra gente como você cuida dos seus cabelos!
Beijuuu!
2 Comentários
Pingback: Tipos de Cabelos Cacheados – Bruna Batista
Pingback: Maionese Capilar Salon Line - Bruna Batista