Home / Pele Saudável / TIPOS DE PELE E MELHORES PRODUTOS PARA CADA UMA

TIPOS DE PELE E MELHORES PRODUTOS PARA CADA UMA

tipos de pele

 Oi minhas leitoras lindas! Tudo bem?

Não é novidade para ninguém que cada uma de nós tem um tipo de pele com o qual determinado produto dá certo ou não. É por isso que os fabricantes sempre se esforçam para atender a todos os tipos. Já que um produto que funcionou perfeitamente para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Quando falamos em pele, então, o cuidado é redobrado: se você não utilizar direitinho o produto indicado para a sua pele o resultado pode não sair como o esperado ou ainda causar efeito contrário!

Antes que qualquer coisa, conheça o seu tipo de pele. Isso é fundamental para adquirir e usar produtos adequados e evitar enganos e desperdícios.

 

Conheça os quatro tipos de pele

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem quatro tipos de pele:
download

1.Normal: tem textura saudável e aveludada, além de ter elasticidade ideal, produzindo apenas a gordura natural e em quantidade adequada. É menos propensa ao aparecimento de problemas com acne e tem poros pequenos e pouco visíveis. Um sonho, não é? Infelizmente, é o tipo de pele menos frequente dentre todos os outros! Ou seja: poucas sortudas podem dizer que tem pele normal, mas a maioria dos bebês podem ficar felizes, pois sua pele é considerada normal.

Melhores produtos para pele normal: mesmo sendo o tipo mais fácil de cuidar, para mantê-la saudável, não dispense a limpeza diária com sabonete neutro e a hidratação! Escolha produtos de textura leve, indicados para pele normal ou ainda para pele normal a seca.

  • Biotherm: Gel Hidratante Facial para PeleNormal Aquasource
  • Clinique: Sabonete Líquido Liquid Facial
  • Nativa Spa: Loção Hidratante Melissa e Alecrim

 

aging-skin
2.Pele seca: apesar de ter poros pouco visíveis como a pele normal, ela também tem pouca luminosidade e infelizmente perde água em excesso. É o tipo de pele que mais sofre durante o inverno (leia também o artigo “4 dicas para cuidar da sua pele no inverno“) e infelizmente está mais propensa ao aparecimento de linhas de expressão e fissuras. A pele pode ser naturalmente seca, por fatores genéticos ou hormonais, mas também pode ser resultado do excesso de sol ou pouca preocupação com hidratação diária. As idosos em sua maioria tem a pele seca.

Melhores produtos para pele seca: utilize hidratantes específicos para pele seca que mantenham a hidratação em dia e previnam contra maiores ressecamentos.

  • Biotherm: Creme Hidratante Facial para Pele Seca Aquasource
  • Dermage: Hidratante com Protetor Solar Hidracare Antiox
  • Sephora Collection: Loção Corporal Supreme Body

 

pele oleosa

3.Pele oleosa: é a temida pele que ‘brilha’! Esse é o tipo de pele que produz mais gordura do que o normal. Ela pode ser resultado de fatores genéticos ou hormonais, ou até mesmo estresse em excesso ou alimentação desequilibrada. Sua principal característica são os poros dilatados e quase sempre muito problema com acne, cravos e espinhas!

Melhores produtos para pele oleosa: utilize sempre produtos “oil-free” e com textura em gel. Evite produtos de textura densa para não provocar ainda mais oleosidade.

  • Neutrogena: Hidratante Facial Oil-Free
  • Nivea: Gel em Creme Hidratante com Protetor Solar
  • Adcos: Oily Solution

 

truques-beleza-caseiros-rosto

4.Pele mista: o último tipo de pele listado pela SBD é a pele mista, a mais comum e frequente no nosso país. Como o próprio nome já diz, ela apresenta uma mistura entre a pele seca e a oleosa. Ou seja: na chamada “Zona T” (testa, nariz e queixo) a pele é bem mais oleosa que nas bochechas, onde a pele é mais seca. Sua espessura é fina e tem muita tendência à descamação e ao surgimento de rugas precoces.

Melhores produtos para pele mista: a pele mista requer cuidados especiais para não ressecar demais onde não deve ou aumentar a oleosidade da zona “T”. Sempre busque produtos específicos para esse tipo de pele e opte sempre pelos que contém textura mais suave.

  • Nativa Spa: Águas Termais Gel de Limpeza
  • Biotherm: Gel Hidratante Facial para Pele Mista
  • La Roche Posay Effaclar: Hidratante Facial Cuidado Diário

Os exemplos que dei de produtos para pele na maioria não são baratos, mas por experiência própria é melhor investir um pouco mais e ter produtos de alta qualidade que duram por mais tempo pelo fato de você não precisar usar em grande quantidade e te dão resultados quase que imediatos.

Gostou do post? Então compartilha com a gente sobre a sua pele e seus cuidados diários, vamos adorar aprender com você!

Sobre Bruna Batista

Meu nome é Bruna, Criei o blog para compartilhar meus conhecimentos sobre maquiagem e cabelo. Esse é meu trabalho do coração, meu pupilo, faço com carinho e espero ajudar e também espero aprender muito com as minhas leitoras. Grande beijo!!!

Olha isso!

Produtos de cuidados diários com o rosto / Eudora

Oi minhas lindas, tudo bem? Fazer maquiagem é gostoso porque além de você se sentir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *